Pages

Ads 468x60px

PROFISSÃO DO TERAPEUTA


Profissão de Terapeuta Holístico: é livre e legal (Projeto de Lei nº 2011) e está reconhecida pela CBO - Classificação Brasileira de Ocupações sob o número 3221-25 – Terapeuta Holístico.

O que é a Terapia Holística: A Terapia Holística é um sistema de cura energética que trata os seres vivos como um todo – Mente / Corpo / Espírito.

Seu objetivo: não é apenas buscar, como as terapias convencionais, apenas a cura, mas, primordialmente, fortalecer o nosso organismo e nos deixar em equilíbrio em todas as áreas da vida.

Ela faz com que o próprio sistema do ser humano busque a cura. Isto porque vai além do sintoma e busca tratar a causa do que nos fez adoecer.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) compreende que as Terapias Holísticas são integrativas e naturais à saúde, dessa forma, gerando uma credibilidade maior e inclusive já foi incluída no Sistema Único de Saúde (SUS) devido à sua eficácia.

O Brasil já caminha a passos largos para a utilização dessas práticas integrativas, pois elas geram prevenção, uma maior qualidade de vida e longevidade para a população.

Esses fatores são extremamente favoráveis às pessoas que buscam especialização nessa área devido a grande carência de Terapeutas Holísticos capacitados, o que abre espaço para união entre propósito de vida, ao ajudar outros seres humanos, e receber uma ótima remuneração por isso, atingindo assim uma vida plena e abundante em todas as áreas.

Mercado de trabalho para o Terapeuta Holístico: frequentemente é autônomo, atuam na área da saúde, serviços sociais e serviços pessoais. O terapeuta abre o seu consultório ou espaço de atendimento. Também pode trabalhar junto a spas, clínicas de estética, institutos, ou outras clínicas que oferecem serviços integrados ou complementares. 

É necessário carteira ou registro para atuar como Terapeuta Holístico? 

A Profissão é livre, não existe exigência legal que obrigue o profissional portar carteirinha de associado como terapeuta holístico em um órgão holístico. Portanto, para o exercício da profissão, basta a capacitação (através de algum curso livre e que se declare como tal.

Por que existem tantas Associações, Sindicatos e até “Conselho” de Terapeutas Holísticos?

O motivo de haver tantas Associações, Sindicatos e até Conselho” de Terapeutas Holísticos é justamente pelo fato da profissão não estar regulamentada. Caso uma Lei regulamentadora venha ser sancionada e ela determine a criação de um Conselho, todas essas Associações e Sindicatos deverão encerrar suas atividades. Caso contrário, e dependendo da abordagem, poderão incorrer no crime de usurpação de função pública (Artigo 328 do Código Penal).

Se você está fazendo um curso na área holística ou já fez e ainda não está exercendo a profissão por achar que necessita de carteira ou algum registro de Terapeuta Holístico:  NÃO EXISTE Conselho Federal ou “órgão regulamentador” de Terapias Naturais, Integrativas, Complementares, holísticas, naturologia, quiropraxia, acupuntura etc. Portanto, você não precisa de carteirinha.

Se você já tem uma carteirinha de Terapeuta Holístico: você não é obrigado a pagar centenas de reais anualmente para uma empresa. Pois, não há Lei que o obrigue a isso.

Obs. Conselho Federal só pode ser criado por Lei Federal e, até o momento não tem.

Para quem acha importante um registro de Terapeuta, com o objetivo de elevar o nível dos profissionais e consolidar princípios de ética na profissão: não imponha para os outros profissionais o que o próprio Governo não exige.

Caso você encontre uma Associação ou similar afirmando ser obrigatória a emissão de uma Carteira de Terapeuta Holístico: denuncie! (compelir à emissão de Carteirinha) é crime de usurpação de função pública e estelionato. As empresas que se propõem a emitir tais carteirinhas devem deixar muito claro que a adesão é voluntária.

Espero que este artigo tenha esclarecido você sobre o assunto. 

Qualquer dúvida estamos a disposição.
 
Blogger Templates