Pages

Ads 468x60px

PROFISSÃO DO TERAPEUTA


Profissão de Terapeuta Holístico: é livre e legal (Projeto de Lei nº 2011) e está reconhecida pela CBO - Classificação Brasileira de Ocupações sob o número 3221-25 – Terapeuta Holístico.

O que é a Terapia Holística: A Terapia Holística é um sistema de cura energética que trata os seres vivos como um todo – Mente / Corpo / Espírito.

Seu objetivo: não é apenas buscar, como as terapias convencionais, apenas a cura, mas, primordialmente, fortalecer o nosso organismo e nos deixar em equilíbrio em todas as áreas da vida.

Ela faz com que o próprio sistema do ser humano busque a cura. Isto porque vai além do sintoma e busca tratar a causa do que nos fez adoecer.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) compreende que as Terapias Holísticas são integrativas e naturais à saúde, dessa forma, gerando uma credibilidade maior e inclusive já foi incluída no Sistema Único de Saúde (SUS) devido à sua eficácia.

O Brasil já caminha a passos largos para a utilização dessas práticas integrativas, pois elas geram prevenção, uma maior qualidade de vida e longevidade para a população.

Esses fatores são extremamente favoráveis às pessoas que buscam especialização nessa área devido a grande carência de Terapeutas Holísticos capacitados, o que abre espaço para união entre propósito de vida, ao ajudar outros seres humanos, e receber uma ótima remuneração por isso, atingindo assim uma vida plena e abundante em todas as áreas.

Mercado de trabalho para o Terapeuta Holístico: frequentemente é autônomo, atuam na área da saúde, serviços sociais e serviços pessoais. O terapeuta abre o seu consultório ou espaço de atendimento. Também pode trabalhar junto a spas, clínicas de estética, institutos, ou outras clínicas que oferecem serviços integrados ou complementares. 

É necessário carteira ou registro para atuar como Terapeuta Holístico? 

Profissão de Terapeuta Holístico: é livre, não existe exigência legal que obrigue o profissional portar carteirinha de associado como terapeuta holístico em um órgão holístico. Portanto, para o exercício da profissão, basta a capacitação (através de algum curso livre e que se declare como tal.

Por que existem tantas Associações, Sindicatos e até “Conselho” de Terapeutas Holísticos?

O motivo de haver tantas Associações, Sindicatos e até Conselho” de Terapeutas Holísticos é justamente pelo fato da profissão não estar regulamentada. Caso uma Lei regulamentadora venha ser sancionada e ela determine a criação de um Conselho, todas essas Associações e Sindicatos deverão encerrar suas atividades. Caso contrário, e dependendo da abordagem, poderão incorrer no crime de usurpação de função pública (Artigo 328 do Código Penal).

Se você está fazendo um curso na área holística ou já fez e ainda não está exercendo a profissão por achar que necessita de carteira ou algum registro de Terapeuta Holístico: não há lei regulamentando a atividade. Portanto, você não precisa de carteirinha.

Se você já tem uma carteirinha de Terapeuta Holístico: você não é obrigado a pagar centenas de reais anualmente para uma empresa. Pois, não há Lei que o obrigue a isso.

Para quem acha importante um registro de Terapeuta, com o objetivo de elevar o nível dos profissionais e consolidar princípios de ética na profissão: não imponha para os outros profissionais o que o próprio Governo não exige.

Caso você encontre uma Associação ou similar afirmando ser obrigatória a emissão de uma Carteira de Terapeuta Holístico: denuncie! (compelir à emissão de Carteirinha) é crime de usurpação de função pública e estelionato. As empresas que se propõem a emitir tais carteirinhas devem deixar muito claro que a adesão é voluntária.

Espero que este artigo tenha esclarecido você sobre o assunto. 

Qualquer dúvida estamos a disposição.

Silvia Rêgo
Email: silvia.terapeuta@hotmail.com 
WhatsApp: (11) 98542-1308 
 
Blogger Templates