Ads 468x60px

. . . . . .

PROFISSÃO DE TERAPEUTA


TERAPIA HOLÍSTICA

É uma prática não médica, onde predominantemente se busca o equilíbrio corpóreo, psíquico e social por meio de estímulos naturais, mediante a autoajuda ou despertar da consciência do indivíduo sobre seu corpo e seu papel em seu meio.

A Terapia Holística ajuda a percepção mais ampla das situações, trazendo-as a luz da Verdade Interior; auxilia na ruptura de padrões negativos, e dá suporte as mudanças necessárias ao equilíbrio e à busca de mais qualidade de vida e bem-estar.

Terapeuta Holístico: é um profissional de saúde global que integra em seu trabalho a atuação no nível físico, mental, emocional e espiritual e pode utilizar de diversos métodos e abordagens como: Psicoterapia, Aromaterapia, Cromoterapia, Florais de Bach, Acupuntura, Reiki, Reflexologia, Iridologia, Bioenergética, Radiestesia, etc., ajudando o seu cliente na busca do autoconhecimento, equilíbrio, e no aumento da capacidade de superar obstáculos, alcançando a harmonia e realização interior.

O Mercado de Trabalho

A profissão de Terapeuta Holístico é livre e legal (Projeto de Lei nº 2011) e está reconhecida pela CBO - Classificação Brasileira de Ocupações sob o número 3221-25 – Terapeuta Holístico. 

O mercado de trabalho para o terapeuta holístico frequentemente é autônomo, atuam na área da saúde, serviços sociais e serviços pessoais. O terapeuta abre o seu consultório ou espaço de atendimento. Também pode trabalhar junto a spas, clínicas de estética, institutos, ou outras clínicas que oferecem serviços integrados ou complementares.

É necessário carteira ou registro 
para atuar como Terapeuta Holístico? 

Como a profissão de Terapeuta Holístico não é regulamentada e é livre, não existe exigência legal que obrigue o profissional portar carteirinha de associado como terapeuta holístico em um órgão holístico.

Portanto, para o exercício da profissão, basta a capacitação (através de algum curso livre e que se declare como tal.

Por que existem tantas Associações, 
Sindicatos e até “Conselho” de Terapeutas Holísticos?

Se você realizar uma busca no Google por termos: “carteira de terapeuta”, “registro de Terapeuta” ou algum termo semelhante, irá encontrar diversas empresas que se propõem a emitir uma carteirinha.

Os valores chegam até em R$600,00 anuais para você receber uma carteirinha com foto (que pode ser feita em qualquer gráfica) e manter o seu nome no hall de membros da referida empresa.
O motivo de haver tantas Associações, Sindicatos e até “Conselho” de Terapeutas Holísticos é justamente pelo fato da profissão não estar regulamentada.

Caso uma Lei regulamentadora venha ser sancionada e ela determine a criação de um Conselho, todas essas Associações e Sindicatos deverão encerrar suas atividades. Caso contrário, e dependendo da abordagem, poderão incorrer no crime de usurpação de função pública (Artigo 328 do Código Penal).

Você já viu algum Advogado com carteira que não seja da OAB? Já viu algum Médico com registro que não seja no Conselho Federal ou Regional de Medicina?
Para as profissões regulamentadas, existe uma legislação que determina como deve funcionar os cursos de formação e o exercício da profissão.

Conclusão

Se você está fazendo um curso na área holística ou já fez e ainda não está exercendo a profissão por achar que necessita de carteira ou algum registro de Terapeuta Holístico: não há lei regulamentando a atividade. Portanto, você não precisa de carteirinha.

Se você já tem uma carteirinha de Terapeuta Holístico: você não é obrigado a pagar centenas de reais anualmente para uma empresa. Pois, não há Lei que o obrigue a isso.

Para quem acha importante um registro de Terapeuta, com o objetivo de elevar o nível dos profissionais e consolidar princípios de ética na profissão: não imponha para os outros profissionais o que o próprio Governo não exige.

Caso você encontre uma Associação ou similar afirmando ser obrigatória a emissão de uma Carteira de Terapeuta Holístico, denuncie!
Isso (compelir à emissão de Carteirinha) é crime de usurpação de função pública e estelionato.

As empresas que se propõem a emitir tais carteirinhas devem deixar muito claro que a adesão é voluntária.

Espero que este artigo tenha esclarecido você sobre o assunto. 

Qualquer dúvida estamos a disposição.

Silvia Rêgo
Email: silvia.terapeuta@hotmail.com 
Fone/WhatsApp: (11) 98542-1308 ou (11) 5017-5136

SEGUIDORES

 
Blogger Templates