Ads 468x60px

. . . . .

PROFISSÃO DE TERAPEUTA


TERAPIA HOLÍSTICA
É uma prática não médica, onde predominantemente se busca o equilíbrio corpóreo, psíquico e social por meio de estímulos naturais, mediante a auto-ajuda ou despertar da consciência do indivíduo sobre seu corpo e seu papel em seu meio.

O terapeuta pode utilizar de diversos métodos e abordagens: psicoterapia, aromaterapia, cromoterapia, florais de Bach e outros, massoterapia, acupuntura, reiki, do-in, reflexologia, iridologia etc.


Atribuições profissionais do Terapeuta Holístico
As atribuições profissionais do terapeuta holístico variam de acordo com o método ou abordagem que pratica. Mas no geral, costuma ser:
  • Realização de anamnese;
  • Explicar ao consulente o tipo de terapia utilizada;
  • Aplicar o método/abordagem de acordo com a queixa levantada na anamnese;
  • Trabalhar como complemento às terapias convencionais/alopáticas;
  • Buscar um equilíbrio integral - holístico - do consulente.
Quais características são necessárias para esta profissão?
  • Sensibilidade
  • Intuição
  • Gostar de ouvir
  • Visão holística da vida
  • Paciência
  • Gostar de estudar
  • Autodidatismo
  • "Mente aberta"
O Mercado de Trabalho

A profissão de Terapeuta Holístico é livre e legal. 
O mercado de trabalho para o terapeuta holístico frequentemente é autônomo, o terapeuta abre o seu consultório ou espaço de atendimento. Também pode trabalhar junto a spas, clínicas de estética, institutos, ou outras clínicas que oferecem serviços integrados ou complementares.

Projeto de Lei nº 2011.
Dispõe sobre o exercício da profissão de Terapeuta Holístico e da outras providências.

Art. 1° Fica criada a profissão de Terapeuta Holístico.
Art. 2° É livre o exercício da profissão de Terapeuta Holístico, observadas as condições de capacitação estabelecidas nesta lei.
Art. 3º Considera-se terapeuta holístico, para efeito desta lei o profissional que atua nas seguintes áreas: acupuntura, moxabustão, shiatsuterapia, auriculoterapia, terapia ortomolecular, terapia antroposófica, apiteria, neuropatia, yogaterapia, quiropatia, osteopatia, eutonia, terapia quântica, cromoterapia, terapia ayurvédica, terapia floral, aromaterapia, osteopatia, terapia do toque, magnetoterapia, reflexologia, psicoterapia, fitoterapia, homeopatia, terapias psicossomáticas, naturismo, hemoterapia, musicoterapia, terapia através da hipnose, terapias através da meditação, quiropraxia, terapia da respiração, iridologia, terapia reichiana, regressão, medicina indiana, medicina chinesa, bioenergia, osteopatia, massoterapia, tai-chi-chuan, hidroterapia,
termais, radiestesia, geoterapia, qi gong, Do-In e chi kun.

§ 2º O profissional terapeuta holístico e as empresas de prestação de serviços de terapia holística, instituições, empresas e os serviços didáticos na área da terapia holística somente poderão exercer legalmente suas atividades quando devidamente registrados no órgão competente.

Art. 4º O exercício da profissão de Terapeuta Holístico é privativo de quem:
 I - tenha concluído curso específico em uma das áreas referidas no art. 3º, com carga horária mínima de 180 horas, que tenha sido ministrado por escola autorizada e reconhecida pelos órgãos competentes.
 II – caso não seja implementada a condição disposta no inciso anterior, poderá exercer a profissão de Terapeuta Holístico o cidadão que comprovadamente tenha desenvolvido regularmente e de forma contínua atividades integradas na área holística pelo período de 2 anos, na data da publicação desta Lei;
Parágrafo único. O órgão competente disciplinará a prestação do serviço dos profissionais da área holística, conforme disposto em regulamento.

Art. 5° Fica criado o Programa de Serviços de Terapia nas unidades de saúde e nos hospitais mantidos pelo Poder Público ou a ele conveniado.
Parágrafo único. Consideram-se terapias para efeito da aplicação da disposição contida no “caput” as que foram implementadas nos programas oficiais do governo no ano de 1976, as quais foram ratificadas, em 1983, pela Organização Mundial de Saúde - OMS e pela Comissão Nacional de Classificação do Ministério do Trabalho – CONCLA, bem como as especialidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, tais como:
Acupuntura (sistêmica, estética facial e corporal), Alexander, Auriculoterapia, Antroposofia, Ayurvédica (Terapia Ayurvédica), Apiteria, Aromaterapia, Bioenergética, Cinesoterapeuta, Crânio-sacral, Cromoterapia, Chi Kun, Do-in, Fitoterapia, Fitoterapia chinesa, Eutonista, Estética (Estética facial e corporal), Florais (Terapia Floral), Geoterapia, Hemoterapia, Hidroterapia, Homeopatia, Hipnose (Terapia Através da Hipnose), Iridologia, Indiana (Terapia Indiana), Magnetoterapia, Massoterapia (manual), Medicina Chinesa (Terapia Oriental), Meditação (Terapias Através da Meditação), Miofacial, Moxabustão, Musicoterapia, Naturalismo (Terapia Natural), Neuropatia, Ortomolecular (Terapia Ortomolecular), Osteopatia, Psicanálise, Psicoterapia, Psicossomática (Terapias Psicossomática), Podologia, Quântica (Terapia Quântica), Qi Gong, Quiropatia, Radiestesia e Radiônioca, Regressão, Reflexologia (Reflexoterapia), Respiração (Terapia da Respiração), Reichiana (Terapia Reichiana), Rolfista, Rpgista, Rolfing, Shiatsuterapia, Tai-Chi-Chuan, Terapia do Toque (Reiki), Terapia Transpessoal, Termais, Tuina, Shiatsu, Yogaterapia.
Art. 6º Esta Lei será regulamentada para garantir sua fiel execução.
Art. 7º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Câmara dos Deputados, 04 de maio de 2011.
Deputado Giovani Cherini


CBO - Classificação Brasileira de Ocupações

Títulos - CBO TERAPEUTA HOLISTICO 
3221-05 - Técnico em acupuntura - Acupuntor, Acupunturista, Técnico corporal em medicina tradicional chinesa
3221-10 - Podólogo - Técnico em podologia
3221-15 - Técnico em quiropraxia - Quiropata, Quiropraxista, Quiropráctico
3221-20 - Massoterapeuta - Massagista, Massoprevencionista
3221-25 - Terapeuta holístico - Homeopata (não médico), Naturopata, Terapeuta alternativo, Terapeuta naturalista
3221-30 - Esteticista - Esteticista corporal, Esteticista facial, Tecnólogo em cosmetologia e estética, Tecnólogo em cosmetologia e estética facial e corporal, Tecnólogo em estética, Tecnólogo em estética corporal, facial e capilar, Tecnólogo em estética e cosmética, Técnico em estética

Descrição Sumária
Aplicam procedimentos estéticos e terapêuticos manipulativos, energéticos e vibracionais. Os procedimentos terapêuticos visam a tratamentos de moléstias psico-neuro-funcionais, músculo-esqueléticas e energéticas; além de patologias e deformidades podais. Para tanto, avaliam as disfunções fisiológicas, sistêmicas, energéticas, vibracionais e inestéticas dos pacientes/clientes. Recomendam a seus pacientes/clientes a prática de exercícios, o uso de essências florais e fitoterápicos com o objetivo de reconduzir ao equilíbrio energético, fisiológico e psico-orgânico; bem como cosméticos, cosmecêuticos e óleos essenciais visando sua saúde e bem estar. Alguns profissionais fazem uso de instrumental pérfuro-cortantes, medicamentos de uso tópico e órteses; outros aplicam métodos das medicinas oriental e convencional.

Formação e experiência
A formação requerida para os esteticistas é a de técnico de nível médio ou graduação em tecnologia; já para as demais ocupações exige-se formação em curso técnico de nível médio na área de atuação. O exercício pleno das atividades, para os esteticistas, ocorre após um período de aproximadamente dois anos de exercício profissional. No caso dos massoterapeutas e terapeutas holísticos, o exercício pleno das atividades ocorre em cerca de menos de um ano de experiência profissional; para os técnicos em acupuntura, quiropraxia e podólogos não há exigência de experiência anterior. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5. 598/2005.

Condições gerais de exercício
Atuam na área da saúde, serviços sociais e serviços pessoais. A grande maioria atua como autônomo, trabalhando por conta própria, de forma individual, embora os esteticistas também possam trabalhar em equipe. Executam suas funções em ambiente fechado, sem supervisão e em horário diurno, não obstante os esteticistas possam, também, trabalhar em horários irregulares.
  
Código internacional CIUO88
3229 - Profesionales de nivel medio de la medicina moderna y la salud (excepto el personal de enfermería y partería), no clasificados bajo otros epígrafes
5141 - Peluqueros, especialistas en tratamientos de belleza y afines
  
GACS - Atividades
A - APLICAR PROCEDIMENTOS TERAPÊUTICOS E/OU ESTÉTICOS
A.1   - Selecionar técnica , tipo de terapia e recurso de trabalho
A.2   - Selecionar estímulos
A.3   - Planejar procedimentos
A.4   - Localizar áreas de desequilíbrio energético
A.5   - Preparar paciente/cliente
A.6   - Selecionar pontos de acupuntura
A.7   - Aplicar energia vibracional
A.8   - Tonificar energia
A.9   - Escoar estagnação energética (sedar)
A.10 - Desobstruir circulação energética
A.11 - Desintoxicar organismo
A.12 - Corrigir desequilíbrios energético-psico-orgânicos, fisiológicos, bioquímicos, enzimáticos e hormonais
A.13 - Palpar estruturas articulares e ósseas
A.14 - Palpar estruturas musculares e sistema tegumentar
A.15 - Aplicar estímulos manipulativos
A.16 - Estimular integração emocional
A.17 - Estimular alinhamento, consciência corporal, reorganização neuro-energética e vibracional
A.18 - Corrigir subluxações quiropráxicas
A.19 - Normalizar movimentos articulares (ativo, passivo e jogo articular) e nervos comprimidos ou irritados (fluxo nervoso)
A.20 - Equilibrar tônus muscular
A.21 - Reposicionar vísceras e outros órgãos
A.22 - Estimular movimento crâneo-sacral
A.23 - Aplicar agulhas, moxabustão e ventosas
A.24 - Aplicar radiações frequenciais de luz
A.25 - Aplicar procedimentos em pré e pós cirúrgicos
A.26 - Aplicar técnicas de eletroterapia(pré e pós cirúrgica, tratamentos facial,corporal e capilar)
A.27- Aplicar técnicas de revitalização, prevenção e manutenção facial, corporal e capilar
A.28 - Aplicar técnicas de maquiagem
A.29 - Aplicar técnicas de limpeza de pele
A.30 - Aplicar técnicas de micropigmentação
A.31 - Aplicar técnicas de depilação
A.32 - Aplicar técnicas de design de sobrancelha

B  - REALIZAR TRATAMENTO E CORREÇÃO PODOLÓGICOS E/OU ESTÉTICOS
B.1 -  Aplicar emolientes ,medicamentos, cosméticos e cosmecêuticos
B.2  - Tratar afecções e infecções cutâneas e anexos
B.3  - Tratar lâminas ungueais (unhas)
B.4  - Tratar queratoses
B.5  - Efetuar curativos
B.6  - Preparar moldes e modelos para órteses
B.7  - Confeccionar órteses corretivas e de proteção de unhas
B.8  - Colocar órteses de unhas (unicorteses)
B.9  - Colocar órteses de contenção articular
B.10- Realizar massagem relaxante

C  - AVALIAR DISFUNÇÕES
C.1  - Realizar avaliação do cliente/paciente
C.2  - Avaliar sinais e sintomas
C.3  -  Analisar exames
C.4  -  Tomar medidas antropométricas e energéticas
C.5  -  Identificar subluxações quiropráxicas
C.6  -  Avaliar micro-sistemas do paciente/cliente
C.7   - Avaliar estado bioenergético, emocional e vibracional do paciente/cliente
C.8   - Analisar biomecânica
C.9   - Avaliar tecidos moles
C.10 - Avaliar sistema muscular (força, temperatura e tônus)
C.11 - Avaliar sistemas neuro-músculo-esquelético
C.12 - Avaliar sistemas cardiorrespiratório, circulatório, digestório, gênito-urinário
C.13 - Avaliar condições eletro magnéticas do paciente/cliente
C.14 - Recomendar exames complementares
C.15 - Encaminhar paciente a outros profissionais
C.16 - Identificar disfunções inestéticas facial, corporal e capilar

D  - ADMINISTRAR CLÍNICA/ESPAÇO TERAPÊUTICO/ESTÉTICO
D.1  -  Agendar consultas/atendimentos
D.2  -  Cadastrar cliente/paciente
D.3  -  Estabelecer contrato com cliente/paciente
D.4  -  Controlar estoque
D.5  -  Treinar pessoal
D.6  -  Administrar finanças
D.7  -  Providenciar manutenção da clínica/espaço terapêutico/estético
D.8  -  Divulgar serviços
D.9  -  Arquivar cadastro de cliente/paciente
D.10 - Adquirir produtos/equipamentos

E  - TRABALHAR COM SEGURANÇA
E.1   - Higienizar local de trabalho
E.2   - Usar epi
E.3   - Esterilizar instrumental
E.4   - Trabalhar com postura ergonômica
E.5   - Armazenar produtos
E.6   - Descartar material e/ ou produtos com validade vencida
E.7   - Acondicionar materiais pérfuro-cortantes para descarte
E.8   - Acondicionar lixo contaminado para incineração
E.9   - Efetuar assepsia do local
E.10 - Efetuar antissepsia no paciente/cliente
E.11 - Paramentar cliente/paciente

Y  - COMUNICAR-SE
Y.1   - Ouvir paciente/cliente
Y.2   - Explicar técnicas e procedimentos
Y.3   - Informar paciente/cliente sobre sua condição
Y.4   - Orientar sobre postura estática e dinâmica
Y.5   - Orientar paciente/cliente sobre medidas preventivas
Y.6   - Recomendar exercícios
Y.7   - Recomendar palmilhas e calçados
Y.8   - Recomendar essências florais
Y.9   - Indicar fitoterápicos
Y.10 - Conduzir visualização criativa
Y.11  - Ministrar aulas, cursos e palestras
Y.12  - Registrar informações técnicas
Y.13  - Produzir relatórios
Y.14  - Frequentar feiras,congressos
Y.15  - Prescrever cosméticos, cosmecêuticos e óleos essenciais
Y.16  - Prestar consultoria

Z  - DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS
Z.1   - Demonstrar coordenação motora fina
Z.2   - Demonstrar percepção sensorial
Z.3   - Demonstrar percepção intuitiva
Z.4   - Trabalhar em equipe multi e interdisciplinar
Z.5   - Demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão
Z.6   - Demonstrar auto conhecimento
Z.7   - Demonstrar empatia
Z.8   - Demonstrar capacidade de escuta
Z.9   - Demonstrar habilidade manual
Z.10 - Demonstrar visão holística
Z.11 - Demonstrar condicionamento físico
Z.12 - Demonstrar senso estético
Z.13 - Demonstrar capacidade de persuasão
Z.14 - Demonstrar liderança
Z.15 - Demonstrar criatividade


 Juramento do Terapeuta Holístico

Perante todos os poderes do homem e de Deus, acima de tudo, perante nossas próprias consciências, juramos fazer dos ensinamentos básicos do Terapeuta Naturista Holístico uma chama sempre viva, que iluminará perenemente retos caminhos que devemos seguir em busca da verdade, do direito e da fé para com os nossos semelhantes, diante dos poderes que nos foram conferidos, através do conhecimento do ser humano, num todo, corpo, mente e espírito.

Em busca da união entre o homem, a terra e o universo, tudo faremos para que o homem apareça sobre sua verdadeira imagem, protegido pelo inalienável direito de liberdade e Amor ao próximo, sentimentos inabaláveis que transmutarão os seres humanos em constelações de um todo único universo. Jamais deixaremos nos intimidar pela aparente fraqueza da espécie humana, jamais empregaremos o ódio, a vingança ou a acusação para com o nosso semelhante.

Usaremos sempre da maior cautela e respeito possível, ao analisarmos nossos semelhantes e antes de estruturarmos a nossa concepção, prometemos viver os dramas que descobrimos, para assim, conscientemente, acharmos dentro dos princípios da ciência Holística, necessários mecanismos que lhes sirvam de defesa para o completo restabelecimento de seu equilíbrio físico, mental e espiritual. Juramos não transformar esses conhecimentos em situação mercantilizadora. Muito ao contrário, faremos de nossas naturais fraquezas, novas forças para continuarmos o nosso trabalho de pesquisa da Ciência Holística.

Todas as descobertas úteis deverão transformar-se em direito comum ou com o qual pro curaremos moldar a humanidade, não ao sabor de nossas exigências, mas sim na imperiosa norma das leis naturais que interligam o homem com o universo.
Em conjunto lutaremos, ao lado do respeito para com os complicados mistérios da evolução humana, com desprendimento de igualdade e compreensão. Só assim, caminharemos para os nossos verdadeiros destinos através da História, criando sempre condições para que o sentimento do respeito, do amor e da caridade, possa habitar em nossas mentes. Juntos nos conduziremos em busca da evolução através dos diálogos e das pesquisas.

Nunca nos contentaremos com uma só verdade, e, ao lado das relações humanas que, acima de tudo criaremos em nosso habitat, chegaremos à análise científica de todos os desequilíbrios psíquicos, físicos, energéticos e espirituais que assolam a humanidade, para assim, dentro do vasto campo da Ciência Holística, que adotamos por doutrina, encontrar as verdadeiras soluções onde quer que estejamos.
Sem os limites impostos pelos costumes religiosos, políticos ou pela moral radicalizadora; prometemos, cause o impacto que causar, usá-la em beneficio do ser, numa missão que sabemos, difícil e árdua, mas que por isto mesmo, juramos hoje transforma-la em nosso único e idealístico sacerdócio, unindo o microcosmo ao macrocosmo (o homem ao universo). Caminho único para chegarmos a “DEUS”.
Texto do Livro: CÓDIGO DE ÉTICA DOS TERAPEUTAS HOLÍSTICOS 
AUTOR: Dr. A. Norberto O. Pinto  

Qualquer dúvida estamos a disposição.

Silvia Rêgo
Email: silvia.terapeuta@hotmail.com 
Fone/WhatsApp: (11) 98542-1308 ou (11) 5017-5136